Ação do MP cita dificuldade logística e pede instalação de IML em município no interior do Acre
03/12/2025
(Foto: Reprodução) Peritos do IML de Rio Branco trabalhando na identificação de corpos de acidente aéreo
Polícia Civil
Uma ação civil pública, movida pelo Ministério Público do Acre (MP-AC), pede que uma unidade do Instituto Médico Legal (IML) seja instalada no município de Tarauacá, no interior do Acre. O processo cita dificuldades logísticas, já que, atualmente, procedimentos precisam ser feitos em Cruzeiro do Sul, a mais de 200 quilômetros.
Além disso, a Promotoria de Justiça Cível de Tarauacá cita falta de médicos legistas e atrasos em exames. Atualmente, apenas a capital Rio Branco e Cruzeiro do Sul possuem IML.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
O g1 e a Rede Amazônica entraram em contato com a Polícia Civil e com a Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e aguardam retorno.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
De acordo com o MP, médicos plantonistas do Hospital Dr. Sansão Gomes fazem os exames de corpo de delito, já que não há legistas no município. Isto reflete, segundo a ação, no atendimento aos pacientes da unidade hospitalar.
LEIA MAIS
Corpo encontrado em decomposição segue no IML de Rio Branco sem identificação; vítima é um homem
Em Rio Branco, IML tenta encontrar familiares de homem que invadiu casa e morreu dentro de carro
Família acusa IML de negar resgate após homem morrer em casa no AC: 'disseram que não podiam levar'
Acidente aéreo com 12 mortos completa 2 anos e segue sem conclusão de investigações no AC
“[…] vítimas de violência, especialmente mulheres, crianças e adolescentes, são submetidas a exames periciais em ambiente hospitalar, sem estrutura adequada e sem a especialização exigida para esse tipo de atendimento”, afirma a instituição.
O MP também informou que a Justiça deu prazo de 10 dias para que o governo se manifeste na ação, já que o órgão solicitou tutela de urgência e alegou que recomendou a mesma medida em 2023, mas que o estado não atendeu ao pedido.
VÍDEOS: g1