VÍDEO: Família venezuelana leva frango assado e almoça à espera da filha no Enem em Manaus
09/11/2025
(Foto: Reprodução) Família leva marmita e almoça na porta de local do Enem em Manaus enquanto espera a filha
O venezuelano Frank José Noriega e a esposa, Carmen Tereza Guanda, chamaram atenção neste domingo (9) ao transformar a espera pela filha, que fazia o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Manaus, em um almoço em família.
No Amazonas, os portões abriram às 11h e fecharam ao meio-dia, uma hora antes do restante do país, por causa do fuso horário. As provas começaram às 12h30 (horário local).
Com uma marmita de frango, arroz e refrigerante, o casal almoçou na calçada do local de prova acompanhado do filho caçula, enquanto aguardava a filha terminar o exame.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
“Eu tenho minha filha aqui, que vai fazer a prova. Eu vou esperar ela finalizar, tenho fé que ela vai pra cima. Ela quer Medicina”, contou Frank, orgulhoso.
O pai explicou que quis aproveitar o tempo de forma simples e em família. “É um almoço aqui para não ficar sozinho. A gente acompanha ela, porque uma família unida é melhor”, disse.
Carmen reforçou o sentimento de apoio e carinho. “Um pai sempre quer o melhor para os filhos. Por isso estamos aqui acompanhando nossa filha na prova de hoje”, afirmou. “Sim, muito importante. Ainda mais com papai e mamãe juntos”, completou, sorrindo.
Família venezuelana leva marmita de frango e faz piquenique enquanto filha faz Enem em Manaus
Karla Melo/Rede Amazônica
Enem no Amazonas
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 110.842 pessoas se inscreveram no Amazonas, sendo 42.773 da rede pública estadual. Neste primeiro dia, os participantes responderam questões de linguagens, ciências humanas e redação. O segundo dia de prova será no próximo domingo (16).
Antes do fechamento dos portões, por volta das 11h50, houve correria de estudantes tentando chegar a tempo, mas sem registros de tumulto.
Apesar da orientação sobre o fuso, alguns participantes chegaram atrasados e ficaram de fora do exame. Muitos disseram ter se guiado apenas pelas informações do cartão de confirmação, que seguem o horário de Brasília.