Universidades privadas de MT recebem notas baixas em avaliação do MEC; veja lista
20/01/2026
(Foto: Reprodução) Enamed x Revalida: questões iguais, gabaritos diferentes
Universidades privadas de Mato Grosso receberam notas baixas no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), com conceitos entre 1 e 3, enquanto uma instituição de Cáceres, a 220 km de Cuiabá, entrou em processo de supervisão, nessa segunda-feira (19).
Veja abaixo a lista das instituições com pior avaliação no estado:
Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Cáceres, receberam conceito 3.
A Universidade de Cuiabá (Unic) ficou com conceito 2.
Já o Centro Universitário Estácio do Pantanal (Unipantanal), também em Cáceres, obteve conceito 1 e passou a integrar a lista de instituições que entrarão em processo de supervisão do MEC.
📱 Baixe o app do g1 para ver notícias de MT em tempo real e de graça
Segundo o ministério, a supervisão pode resultar em medidas cautelares, que variam conforme a gravidade do caso. Entre as possíveis sanções estão a redução de vagas e a suspensão do acesso a programas federais de financiamento estudantil, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Em contrapartida, as universidades federais de Mato Grosso apresentaram melhor desempenho na avaliação. A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), nos campi de Cuiabá e Sinop, e a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) alcançaram conceito 4, considerado satisfatório pelo MEC.
Avaliação ruim no Enamed
Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica
Adobe Stock
Mais de 100 cursos de Medicina do país foram mal avaliados no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). Os cursos tiveram notas 1 e 2, consideradas insatisfatórias pelo INEP, e vão ser punidos com restrição no Fies e suspensão de vagas. O número foi divulgado no balanço de resultados do exame, em Brasília, nesta segunda-feira (19).
O Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica) é uma prova anual para medir o desempenho dos estudantes e a qualidade do ensino. Ao todo, 351 cursos foram avaliados e 30% estão na faixa considerada insatisfatória.
De acordo com a avaliação:
🔴 24 cursos tiveram como resultado o conceito Enade 1, o menor índice;
🔴 83 cursos tiveram como resultado o conceito Enade 2.
De acordo com o Inep, participaram da avaliação cerca de 89 mil alunos entre aqueles que estão concluindo a faculdade e em outros semestres.
➡️ Dos alunos concluintes, cerca de 39 mil, que são aqueles que estão perto de chegarem ao mercado de trabalho para atender o público, apenas 67% teve o que o instituto chama de "resultado proficiente", ou seja, conseguiu mostrar na avaliação conhecimento suficiente.