Três tornados atingiram cidades de SC, confirma Defesa Civil
08/11/2025
(Foto: Reprodução) Mulher relata que casa foi arrancada em Dionísio Cerqueira, Oeste de SC
Três tornados atingiram Santa Catarina na sexta-feira (7), confirmou a Defesa Civil do estado. Os fenômenos foram registrados em Dionísio Cerqueira, Faxinal dos Guedes e Xanxerê, no Oeste.
Os tornados ocorreram durante a passagem de uma frente fria e formação de ciclone extratropical.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Confira os estragos registrados nessas cidades:
Dionísio Cerqueira
Forte temporal atingiu as comunidades Jorge Lacerda e Gleba União, deixando cerca de 60 residências danificadas. Houve destelhamentos, queda de árvores, danos em escola, igreja e ônibus.
Quatro pessoas ficaram feridas e 30 precisaram deixar as próprias casas e ir para a residência de parentes. Não houve desabrigados e cinco vias foram interditadas.
O município já decretou situação de emergência, conforme a Defesa Civil municipal.
Faxinal dos Guedes
Uma tempestade com rajadas intensas de vento às 16h50 de sexta atingiu área urbana, industrial e BR-282. Quedas de árvores de grande porte bloquearam ambos os sentidos da rodovia por cerca de três horas.
Houve tombamento de caminhão e danos estruturais. Uma residência foi totalmente destelhada, deixando dois desalojados, que foram para a casa de familiares. O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) teve destelhamento parcial. O parque industrial sofreu danos leves.
Rede elétrica afetada em três pontos, com dois postes caídos na zona rural. A energia foi restabelecida à noite.
Caminhão tombou em Faxinal dos Guedes
Defesa Civil/Divulgação
Xanxerê
Uma tempestade com rajadas intensas de vento registrada por volta das 17h de sexta atingiu áreas urbanas do município, provocando queda de árvores, danos em estruturas e interrupção temporária de vias.
Equipes da Defesa Civil e parceiros seguem realizando corte e remoção de árvores, entrega de lonas, vistorias e atendimento à população.
Até 8h30 deste sábado, havia 164 residências atendidas com entrega de lonas. Os trabalhos seguem com monitoramento e apoio às famílias atingidas.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias