SP é eleita a 18ª melhor cidade do mundo e fica à frente de Rio, Miami e Lisboa; veja por que capital apareceu na lista
26/11/2025
(Foto: Reprodução) Masp inaugura anexo.
Fábio Tito/ g1
São Paulo foi eleita a 18ª melhor cidade do mundo na pesquisa World’s Best Cities 2026 (As Melhores Cidades do Mundo), produzido pela consultoria global Resonance. A capital paulista aparece à frente de metrópoles como Miami (26º) e Bangkok (22º). O Rio de Janeiro também entrou no ranking, na 42ª posição.
O levantamento, considerado uma das mais amplas avaliações urbanas do planeta, analisa cem cidades globais com mais de 1 milhão de habitantes e cruza indicadores de desempenho com percepção internacional coletada em pesquisas com mais de 21 mil pessoas.
A capital paulista é apontada como uma cidade em processo de reorganização devido ao avanço em mobilidade, consumo, gastronomia e infraestrutura.
O relatório coloca São Paulo como a melhor cidade do mundo em vida noturna. Segundo o estudo, regiões como Vila Madalena, na Zona Oeste, e Baixo Augusta, no Centro, mantêm movimento intenso todos os dias da semana.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Esse movimento também ajuda a explicar outro indicador em que a cidade aparece em primeiro lugar: São Paulo é hoje a cidade mais fotografada no Instagram, resultado de corredores culturais revitalizados e pontos turísticos que voltaram a atrair público, segundo o relatório.
LEIA TAMBÉM:
Bairro da Liberdade, no Centro de SP, é eleito um dos 25 melhores destinos turísticos do mundo por renomado guia de viagens
Bairro da Barra Funda, no Centro de SP, é eleito o 3º mais 'cool' do mundo por revista britânica
Gastronomia
O estudo também destaca que São Paulo se mantém entre as cinco melhores cidades do mundo em gastronomia. A volta do Guia Michelin — série de guias que elege opções de turismo, entre elas restaurantes — ao país, em 2024, recolocou restaurantes como D.O.M., Maní e Evvai entre os mais relevantes do cenário global. O guia, que tem peso na decisão de revistas internacionais, havia sido suspenso na pandemia.
Além disso, 2025 deve marcar a abertura de novos empreendimentos comandados por chefs reconhecidos, especialmente nos bairros de Pinheiros e Jardins, zonas nobres da cidade.
O consumo de luxo também acompanha esse movimento. A cidade figura no top 3 mundial em compras, com a Oscar Freire e shoppings como JK Iguatemi e Cidade Jardim ampliando a presença de marcas internacionais.
Experiência urbana
No pilar chamado de “Amobilidade”, que avalia a qualidade da experiência urbana, a conectividade entre bairros e a mobilidade cotidiana, São Paulo subiu para a 8ª posição mundial. O relatório aponta que o conjunto formado por transporte, oferta cultural e circulação em áreas densas ajuda a explicar o desempenho.
A transformação urbana também é apontada como um dos fatores que recolocam São Paulo entre as grandes metrópoles globais.
Entre os destaques está a revitalização do Anhembi, hotel e centros de convenções modernizados. A região deve se consolidar como um novo polo de eventos, fortalecendo uma área que já recebe milhares de visitantes graças à São Paulo Expo.
Segundo o relatório, outro eixo em mudança é o do Rio Pinheiros. Novos parques lineares e ciclovias incentivam o uso de bicicletas e o lazer nas margens do rio, que passou a atrair mais frequentadores.
Para o estudo, São Paulo vive um momento de renovação simultânea em diferentes áreas — cultural, urbana e econômica —, o que ajuda a explicar a presença da cidade entre as metrópoles mais influentes do mundo.