Sete pessoas são intoxicadas por metanol no interior da Bahia; seis delas participaram de festa de noivado
31/12/2025
(Foto: Reprodução) Sete pessoas são internadas com intoxicação por metanol na Bahia
Sete pessoas foram intoxicadas com mentanol, na cidade de Ribeira do Pombal, no interior da Bahia. Todas estão internadas — três em estado grave.
Das sete pessoas intoxicadas, seis participaram de uma festa de noivado no domingo. Segundo a polícia, eles beberam drinks feitos com vodka contaminada com metanol.
Seis mulheres apresentaram sintomas de intoxicação. O sétimo paciente comprou a bebida um dia antes - sábado - no mesmo depósito em que os noivos compraram para o evento, mas não estava na festa.
Sete pessoas são intoxicadas por metanol no interior da Bahia; seis delas participaram de festa de noivado
Jornal Nacional
Três pessoas foram transferidas para salvador, no hospital Couto Maia. Eles estão internados na UTI, sedadas, precisaram fazer hemodiálise e receber o antídoto para metanol. As outras quatro pessoas estão internadas no hospital de ribeira do pombal, que fica a 287 quilômetros de salvador.
A vigilância sanitária interditou o depósito responsável pelo fornecimento das bebidas. A análise das amostras confirmou a presença de metanol nas garrafas. A polícia civil instaurou inquérito para apurar o caso.
Para evitar novas intoxicações, a prefeitura de Ribeira do Pombal proibiu, até o dia cinco de janeiro, a venda e o consumo de bebidas destiladas em todo o município.
Em nota, o Ministério da Saúde disse que enviou nova remessa das medicações usadas para tratar intoxicação por metanol, reforçando o estoque do estado.
E a Anvisa divulgou orientações sobre o cuidado no consumo de bebidas alcoólicas. Entre elas, estão:
Não consumir bebidas vendidas de forma informal, sem rótulo, lacre ou selo da receita federal;
Pedir para ver a garrafa antes do preparo do drink, que deve ser feito na frente do cliente;
Desconfiar de preços abaixo do mercado.
Entre setembro e dezembro deste ano, o Brasil registrou mais de 70 casos de intoxicação por metanol, principalmente nos estados de São Paulo, Pernambuco, Paraná e Mato Grosso. Hoje, o subsecretário de Saúde da Bahia fez um alerta em relação aos sintomas e a importância de procurar rapidamente uma unidade de saúde em caso de intoxicação.
"Geralmente, cerca de seis a 24 horas após. É quando surgem os primeiros sintomas. Começam a apresentar esses sintomas de uma cefalia muito intensa, dor abdominal, que também costuma ser intensa, náuseas, vômitos, sintomas visuais, principalmente turvação da visão, elas devem procurar precocemente o serviço de saúde", declarou Paulo Barbosa, sub-secretário de Saúde da Bahia.