Robinho deixa 'presídio dos famosos' em Tremembé e é transferido para unidade em Limeira
Robinho nega ter privilégios na prisão: 'Quem manda são os guardas'
O ex-jogador Robinho, condenado por estupro na Itália, foi transferido para um presídio em Limeira, no interior de São Paulo, na manhã desta segunda-feira (17). Ele estava preso na P2 de Tremembé, o 'presídio dos famosos', desde março de 2024.
Robinho saiu da P2 de Tremembé nesta segunda, por volta das 8h30, segundo apurou o g1. Ele já está no Centro de Ressocialização de Limeira. A Secretaria da Administração Penitenciária foi procurada pelo g1, mas ainda não retornou.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
No fim de outubro, a defesa do ex-jogador fez um pedido à Justiça para transferir Robinho para outro presídio no estado de São Paulo, o que foi negado. Na ocasião, a Justiça alegou que a solicitação deveria ser feita diretamente à Secretaria da Administração Penitenciária.
No pedido, a defesa alegou que Robinho mantém conduta exemplar, sem registros de faltas disciplinares, e que é réu primário, com apenas uma condenação criminal. E indicou três destinos possíveis, como Bragança Paulista, Rio Claro e Limeira, onde ele foi transferido.
Na última semana, o empresário Thiago Brennand, condenado por crimes contra quatro mulheres, foi transferido para o presídio José Parada Neto, em Guaruhos. A transferência atende a um pedido da defesa dele.
Em outubro, em um vídeo divulgado pelo Conselho da Comunidade de Taubaté, uma entidade sem fins lucrativos, criada por iniciativa da juíza Sueli Zeraik com objetivo de apoiar o Poder Judiciário, Robinho e Brennand falaram sobre como é a rotina atrás das grades e negaram ter privilégios ou tratamento diferente dos outros detentos na penitenciária.
As declarações foram feitas em reação ao conteúdo do livro “Tremembé, o presídio dos famosos”, do jornalista e escritor Ulisses Campbell.
O g1 tenta contato com a defesa de Robinho, mas ele não atendeu as ligações ou respondeu as mensagens enviadas pela reportagem.
Brennand critica livro sobre P2 de Tremembé: 'Desserviço'
LEIA TAMBÉM:
Robinho tenta transferência de Tremembé e indica três presídios; Justiça nega o pedido
VÍDEO: Robinho nega ter privilégios e critica desinformação sobre Tremembé
Presos podem ter desconto de 4 dias na condenação por cada livro lido e analisado
Prisão
Robinho cumpre pena de 9 anos de prisão na Penitenciária II de Tremembé (SP), condenado por estupro coletivo ocorrido em 2013, na Itália.
A transferência da pena para o sistema prisional brasileiro foi determinada pela Justiça italiana e homologada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) em 2024.
Robinho
A Tribuna Jornal
Ele está preso em Tremembé desde o dia 22 de março de 2024. Há mais de um ano, o ex-jogador divide uma cela de convívio comum, com mais um detento. O espaço tem 2 x 4 metros de dimensão e fica no pavilhão 1, que é destinado aos presos condenados em crimes de grande repercussão no país.
A previsão é que Robinho fique em regime fechado pelo menos até 2027, antes da possibilidade de progredir para o regime semiaberto, em que o cumprimento da pena é mais brando.
Conforme previsto pelo artigo 112 da Lei de Execuções Penais, presos em casos como o de Robinho - um crime hediondo por réu primário - devem cumprir pelo menos 40% da pena em regime fechado.
Ex-jogador Robinho e o empresário Thiago Brennand falam de rotina na P2 de Tremembé
Robinho na P2 de Tremembé
Conselho da Comunidade/Reprodução
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantinaFONTE: https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2025/11/17/robinho-deixa-presidio-dos-famosos-em-tremembe-e-e-transferido-para-unidade-em-limeira.ghtml