Rei no musical sobre Martinho da Vila, Alan Rocha faz jus à indicação, como ator, ao 36º Prêmio Shell de Teatro
11/07/2025
(Foto: Reprodução) Artista reproduziu em cena, com precisão, o ‘laiáraiá’ singular do sambista no espetáculo dirigido por Miguel Falabella com dramaturgia de Helena Theodoro. Alan Rocha está indicado ao 36º Prêmio Shell de Teatro na categoria de melhor ator da temporada carioca do primeiro semestre de 2025
Erik Almeida / Divulgação
Alan Rocha (à esquerda) em cena do musical ‘Martinho – Coração de rei’ com com o ator Dante Paccola, que interpretou Noel Rosa
Erik Almeida / Divulgação
♫ OPINIÃO
♩ Quem assistiu ao musical Martinho – Coração de rei (2024 / 2025), encenado em São Paulo (SP) no ano passado e no Rio de Janeiro (RJ) no primeiro semestre de 2025, sabe que é merecida a indicação de Alan Rocha à 36ª edição do Prêmio Shell de Teatro.
Concorrendo na ala carioca da premiação, Alan está indicado na categoria Ator pela interpretação de Martinho da Vila no musical dirigido por Miguel Falabella a partir de dramaturgia de Helena Theodoro. Alan Rocha – visto à esquerda na foto de Erik Almeida, contracenando com o ator Dante Paccola, intérprete de Noel Rosa (1910 – 1937) – foi rei no musical.
Também cantor, Alan Rocha foi um dos quatro intérpretes de Martinho na representação cênica das diferentes fases da vida do sambista fluminense, mas a performance do ator logo se impôs como o maior trunfo do espetáculo.
Mostrando conhecer bem o laiáraiá singular de Martinho da Vila, Alan Rocha reproduziu em cena, com precisão, o jeito de o artista falar, cantar e se movimentar, valorizando musical que expôs informações sobre a vida e obra do artista sem preocupações cronológicas e com ênfase na conexão de Martinho com a África.
A presença de Alan Rocha entre os indicados do Prêmio Shell de Teatro no primeiro semestre de 2025 da temporada carioca (os indicados do segundo semestre serão revelados no início de 2026) reforça a tendência da mais tradicional premiação do teatro brasileiro – realizada desde 1988 – de passar a valorizar mais os talentos que fazem os espetáculos musicais, gênero que arrasta multidões para as plateias dos teatros.