Projeto da Univás leva atendimento à pacientes de São Sebastião da Bela Vista
08/07/2025
(Foto: Reprodução) O curso de Fisioterapia da Univás desenvolve projeto de extensão pioneiro com atendimentos que vem beneficiando dezenas de moradores em São Sebastião da Bela Vista (MG). Crédito: Divulgação
O curso de Fisioterapia da Univás desenvolve de forma pioneira um projeto de extensão com atendimentos que vem beneficiando dezenas de pacientes em São Sebastião da Bela Vista (MG). O responsável pelas atividades de saúde, professor Jonas Isaac da Rosa, explica que o objetivo é atender pessoas com doenças e dores musculoesqueléticas.
“Esse projeto permite que o aluno, desde o primeiro até o último ano, acompanhe atendimentos, façam avaliações e prescrições de exercícios. Todo o processo favorece muito a formação acadêmica e profissional dos alunos. A Univás mais uma vez sai na frente oferecendo esse tipo de convivência do aluno com o paciente nesse projeto de extensão”, afirma Jonas, durante a última sessão de atendimentos realizada na sexta-feira, dia 4 de julho.
Crédito: Divulgação
Uma das pacientes atendidas é a Luciana Pereira da Gama, 43 anos.
“A minha gravidez é de risco e agora com esse trabalho dos alunos da Univás estou me sentindo muito bem. Está sendo maravilhoso, as meninas são um espetáculo. Elas são uns amores, um poço de educação, tratam a gente super bem, são muito cuidadosas. É muito bom ter elas aqui comigo. Espero todos para o resto desse ano e quanto mais tempo eles ficarem por aqui será melhor para todos nós”, avalia.
Durante a última atividade do semestre, os pacientes fizeram uma sessão de exercícios mostrando todo o desenvolvimento adquirido no semestre.
“Essa atividade acadêmica é fantástica para a comunidade de Bela Vista, que recebe nosso atendimento, e para nossos alunos que tem a oportunidade de ter esse contato com o paciente real, entendendo as necessidades e conhecendo as realidades diferentes dos pacientes. Nosso desejo é levar esse projeto piloto para as outras cidades na nossa região. Aqui em São Sebastião da Bela Vista, a população abraçou o projeto e recebemos todo o apoio do poder executivo. Destaco mais uma vez que o projeto é muito enriquecedor para nossos alunos que colocam em prática todo o conhecimento adquirido nas salas de aula”, conta o coordenador do curso de Fisioterapia, Diego Openheimer.
Crédito: Divulgação
A secretaria municipal de Saúde de São Sebastião da Bela Vista, Luciana Hart Ferreira, faz questão de enaltecer a atuação dos alunos e educadores da Univás.
“Agradeço essa parceria incrível da Univás que nos ajudou, nesse primeiro semestre do ano, a conseguir eliminar a fila de espera de atendimento de fisioterapia. Nós estamos encerrando esse ciclo e iniciamos um novo em agosto com essa parceria maravilhosa que vai trazer muitos frutos, com certeza. Conto sempre com vocês e muito obrigado”, agradece.
A paciente Fátima Aparecida de Sousa também agradece a presença dos alunos.
“Todos estão fazendo muito bem para nós. Eles são muito bons como fisioterapeutas e como pessoas. Espero que eles continuem com a gente. Eles são perfeitos, todos educados, excelentes. A equipe da Univás ter vindo atender aqui na cidade, foi a melhor coisa que aconteceu comigo”, disse.
Crédito: Divulgação
A aluna Maria Eduarda da Silva Prado, do 7º período do curso de Fisioterapia, agradece a coordenação do curso pela oportunidade.
“Agradeço ao coordenador Diego, ao professor Jonas e à Univás, pela oportunidade, porque aqui enriquecemos nosso conhecimento e melhoramos como seres humanos. Essa parte prática nos prepara para sermos excelentes profissionais e nosso atendimento faz total diferença para população local. É uma experiência enriquecedora”, destaca.
A acadêmica Gabriela da Silva fala sobre os laços de amizade criados durante o atendimento humanizado levado aos pacientes.
“Criamos uma amizade com o pessoal daqui tanto que ficamos numa expectativa enorme para os dias de atendimento. Ficamos muitos felizes com a evolução de todos durante esse semestre. Todos os alunos estão realizando um trabalho sensacional aqui. A Univás, com certeza, está formando os melhores fisioterapeutas da região”, comemora a aluna, que juntamente com todos os pacientes participaram de um lanche especial de integração no final do atendimento semestral.