Porto Piauí detalha projeto do canal de navegação em Luís Correia

  • 10/11/2025
(Foto: Reprodução)
O canal de navegação do Porto Piauí tem 3,7 km de extensão, desde a bacia de evolução, no Rio Igaraçu, até a saída para mar aberto. Ascom Porto Piauí Uma das obras essenciais para o funcionamento do Porto de Luís Correia, o canal de navegação é o caminho por onde as embarcações passam para atracar no cais multipropósito. O canal de navegação do Porto Piauí tem 3,7 km de extensão, desde a bacia de evolução, no Rio Igaraçu, até a saída para mar aberto. O canal tem largura mínima de 35 metros e atinge 45 metros nas curvas. A bacia de evolução, local destinado às manobras das embarcações, que fica na parte frontal do cais, possui diâmetro de 108 metros no eixo menor e 140 metros no eixo maior. Os limites do canal são sinalizados por 19 boias com cores e iluminação padrão, estabelecidas em convenção internacional ratificada pelo Brasil e conhecida pelos navegadores. A profundidade ao longo do percurso é de 7 metros na maré mais baixa e até 9,5 metros na maré alta, o que garante as condições de segurança necessárias para o tráfego de embarcações. O canal tem ainda áreas de escape estrategicamente posicionadas, que serão utilizadas como pontos de ordenamento e manobra, minimizando o risco de incidentes e otimizando a convivência entre embarcações de pequeno e grande porte. Navegação segura O canal foi construído observando as normas da Marinha do Brasil, que analisou e aprovou os projetos de dragagem e de sinalização, visando a segurança da navegação e salvaguarda da vida no mar. O canal foi, recentemente, testado em simuladores especiais, que reproduziram as condições de navegabilidade de acesso do Porto de Luís Correia, desde as mais tranquilas até as mais extremas. Simuladores reproduziram condições de navegabilidades. Ascom Atualmente, o canal está pronto para receber quatro tipos de embarcações, que foram testadas em simuladores: Atuneiros, usadas para pesca, com até 41 metros de comprimento; Navios de carga de até 95 metros, usados para transporte de cargas gerais; Dragas de 71 metros, usadas na extração de fertilizante marinho; Graneleiros de 75 metros, destinados ao transhipment de minério de ferro. A primeira dragagem do canal, planejada e executada pela Porto Piauí, ocorreu em agosto de 2023. Na época, a profundidade variava e, nos pontos mais críticos, tinha cerca de 1 metro. Desde então, ele passou por duas dragagens de manutenção, em agosto de 2024 e em junho de 2025, para manter a profundidade atual, de 7 metros na maré baixa e 9,5 na maré cheia. Na faixa do rio que margeia o canal (a margem esquerda do rio Igaraçu) é comum que sejam encontradas áreas com profundidades menores e até pequenas coroas, mas estas formações não interferem na navegação do canal. Controle de trânsito de embarcações Os pescadores artesanais, que tradicionalmente usam o Rio Igaraçu como rota de acesso ao mar, poderão navegar pelo canal do Porto. No entanto, para assegurar a segurança da navegação e o ordenamento do tráfego aquaviário, a Companhia Porto Piauí, responsável pela coordenação e monitoramento de todas as movimentações de embarcações, irá realizar o controle do trânsito no canal. Barcos de apoio operacional da Companhia estarão em atividade para orientar os navegadores, organizando o fluxo de entrada e saída de embarcações e prestar suporte em situações emergenciais. O canal tem largura mínima de 35 metros e atinge 45 metros nas curvas. Reprodução

FONTE: https://g1.globo.com/pi/piaui/especial-publicitario/governo-do-piaui-aqui-tem-trabalho-aqui-tem-futuro/noticia/2025/11/10/porto-piaui-detalha-projeto-do-canal-de-navegacao-em-luis-correia.ghtml


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