Petrobras faz nova descoberta de petróleo na Bacia de Campos
A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (17) a descoberta de petróleo de excelente qualidade em uma área do pós-sal na Bacia de Campos, no litoral do Rio de Janeiro.
O petróleo foi encontrado no bloco chamado Sudoeste de Tartaruga Verde, em um poço exploratório que fica a 108 quilômetros da costa de Campos dos Goytacazes (RJ), em uma região com 734 metros de profundidade.
🔎O pós-sal é a camada de rochas acima do sal, onde o petróleo fica em profundidades menores e costuma ser mais fácil de explorar. Já o pré-sal fica abaixo de uma espessa camada de sal, em áreas muito mais profundas, mas concentra grandes volumes de petróleo de alta qualidade.
Segundo a estatal, a perfuração já terminou e os primeiros testes — que incluem análises elétricas, sinais de gás e coleta de fluidos — confirmaram a presença de óleo.
Agora, esse material será enviado para exames em laboratório, etapa que vai detalhar a qualidade do reservatório e indicar o potencial de produção da área.
Veja os vídeos em alta no g1
Veja os vídeos que estão em alta no g1
O bloco Sudoeste de Tartaruga Verde foi adquirido pela Petrobras em 2018, na 5ª Rodada de Partilha de Produção, tendo a Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) como gestora. A empresa é a operadora do bloco com 100% de participação.
A chamada Bacia de Campos é uma área marítima entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo que concentra alguns dos principais campos de petróleo do Brasil. É uma região estratégica para a Petrobras, responsável por grande parte da produção nacional por décadas.
Mesmo com o crescimento do pré-sal, continua sendo um polo importante de exploração e desenvolvimento de novos poços.
As descobertas recentes da Petrobras
A última descoberta de petróleo da estatal foi no pré-sal da Bacia de Santos, em maio deste ano.
O poço pertence ao bloco Aram e está localizado a 248 quilômetros da cidade de Santos (SP), no litoral paulista, com uma profundidade de 1.952 metros abaixo d'água.
Foi a segunda descoberta de um poço de petróleo classificado como excelente no mesmo bloco da Bacia de Santos apenas neste ano.
Edifício-sede da Petrobras, no centro do Rio
Marcos Serra Lima/g1FONTE: https://g1.globo.com/economia/noticia/2025/11/17/petrobras-petroleo-bacia-de-campos.ghtml