Pesquisa mostra que 59% dos americanos responsabilizam Trump pela alta dos preços ao longo de 2025
Inflação dos alimentos foi um dos motivos que fizeram Donald Trump recuar no tarifaço
Na política externa, Donald Trump elegeu Nicolás Maduro como rival. Mas, dentro de casa, nos Estados Unidos, o presidente americano tem outro inimigo. Está com um problema enorme, e analistas econômicos dizem que a culpa é do próprio Trump. O preço do café, da carne, da banana... Tudo ficou mais caro. E, por isso, Trump teria recuado, na semana passada, no tarifaço sobre importações de alimentos.
O controle da inflação era uma das principais promessas de campanha de Trump em 2024. Os números mais recentes mostram um desemprego em 4,3% e uma inflação em 3% ao ano - acima da meta do Banco Central americano.
Na avaliação do professor de economia da Universidade de Nova York Nicholas Economides, a economia, de modo geral, está em muito boa forma, mas os preços estão altos. E os americanos veem isso na prática, na hora de pagar a conta do supermercado. Nos últimos 12 meses, o preço do café em pó aumentou quase 20%. O da banana, 7%. E a carne bovina, quase 14%. Produtos que os Estados Unidos precisam importar para dar conta da demanda interna. Um jovem disse que sentiu a diferença dos preços depois do anúncio das tarifas, e outro diz que para as famílias que ganham menos está mais difícil fechar as contas.
E tem um outro índice que preocupa o presidente. Uma pesquisa do instituto Ipsos mostrou que 59% dos americanos responsabilizam Trump pela alta dos preços ao longo do ano.
Pesquisa mostra que 59% dos americanos responsabilizam Trump pela alta dos preços ao longo de 2025
Jornal Nacional/ Reprodução
Na sexta-feira (14), o presidente voltou atrás e eliminou a taxa de 10% sobre quase 200 alimentos importados - entre eles, carne, banana e café. Mas, de acordo com Nicholas, talvez não seja suficiente. Ele disse que as tarifas servem como uma ferramenta de negociação, mas deveriam durar pouco:
“Infelizmente, isso não aconteceu. As conversas com os países e a turbulência no mercado estão levando muito mais tempo. Os preços mais altos por causa das tarifas podem se estender até o primeiro trimestre de 2026”.
A inflação, um problema econômico, pode se tornar um problema político muito rapidamente. A oposição democrata reagiu à decisão de Donald Trump em recuar nas tarifas. Parlamentares disseram que o presidente estava tentando resolver uma crise que ele mesmo criou.
O cientista político Jonathan Collins afirma que a história serve de alerta. No governo de Jimmy Carter, a inflação foi um dos fatores que o levaram a perder a disputa pela reeleição. Joe Biden viu a inflação disparar na esteira da pandemia e atingir o patamar mais alto em 40 anos.
“Ainda é cedo no governo Trump, mas esta será a questão que ele terá que resolver, ou se tornará uma grande mancha em seu legado”, disse Jonathan Collins.
LEIA TAMBÉM
Trump reduz tarifas sobre café, carne e frutas, produtos exportados pelo Brasil
'Piorou para o Brasil', dizem exportadores de café após redução de tarifa recíproca pelos EUA; setores de carnes e frutas veem avanço
Entenda a redução de tarifas por Trump e por que ela foi vista com ressalvas no BrasilFONTE: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2025/11/17/pesquisa-mostra-que-59percent-dos-americanos-responsabilizam-trump-pela-alta-dos-precos-ao-longo-de-2025.ghtml