Empreendedor que fez Enem pela 1ª vez deixa prova meia hora antes de voo: 'correr ao aeroporto'
09/11/2025
(Foto: Reprodução) Enem 2025: centenas de alunos entram para 1º dia de provas na Uespi
O empreendedor Anísio Araújo, de 38 anos, foi o segundo candidato a deixar o Instituto Federal do Piauí (IFPI), no Centro de Teresina, no primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. .
Ele saiu às 15h35, cinco minutos após a autorização para deixar o local de provas, por um bom motivo: tem um voo para outro estado agendado para as 16h.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
"Agora vou correr para o aeroporto. Fiz a prova um pouquinho corrido, mas seja o que Deus quiser", comentou o candidato.
Anísio fez o Enem pela primeira vez e quer cursar agronomia para entender como gerenciar melhor o sítio da família. "Gosto muito de lidar com a terra, é algo das minhas origens, vem já do meu pai", afirmou.
Ao longo do ano, ele contou que uma das fontes de estudo foram as tarefas dos próprios filhos, que estão no ensino fundamental. O empreendedor destacou que conhecimentos gerais também foram cruciais para responder as questões.
Em relação ao tema da redação, Anísio considera que não teve muita dificuldade de desenvolver o texto e citou uma das soluções propostas para o problema.
"Sugeri como política pública que os idosos retomassem as atividades no mercado de trabalho, mas mais leves e com cargas horárias menores. A estagnação é que leva os idosos a adoecerem mais", concluiu.
Anísio Araújo, um dos primeiros a sair da prova do Enem 2025 no IFPI Centro
Eric Souza (G1)
Enem 2025 no Piauí
Mais de 120 mil piauienses devem participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 nos dias 9 e 16 de novembro. O número é o maior registrado nos últimos cinco anos, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O secretário de Educação do Piauí, Washington Bandeira, falou à imprensa pouco antes da abertura dos portões na Uespi e destacou o número recorde de inscritos.
Washington citou ainda o programa Passe Livre, que garantiu transporte gratuito para mais de 23 mil alunos da rede estadual de ensino.
"É um recorde no pós-pandemia. Nossos estudantes vão fazer as provas em mais de 40 municípios e as expectativas estão lá em cima para a aprovação deles", disse o secretário.
No primeiro dia, os participantes respondem questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No segundo dia, as provas são de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
Horários das provas (horário de Brasília)
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início da prova: 13h30
Término do 1º dia: 19h
Término do 2º dia: 18h30
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube