Disputa entre tráfico e milícia em Rio das Pedras tem desertores que migraram para o Comando Vermelho
22/06/2026
(Foto: Reprodução) Famílias procuram por jovens desaparecidos em cemitério clandestino em Rio das Pedras
A disputa, na última semana, entre traficantes e milicianos em Rio das Pedras, na Zona Sudoeste do Rio de Janeiro, teve desertores que migraram para o Comando Vermelho (CV).
No último sábado (20), 3 homens morreram em confronto com a PM. Segundo as investigações, eram paramilitares que “mudaram de lado” e passaram a reforçar a linha de frente do tráfico.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 RJ no WhatsApp
Armas apreendidas com traficantes após confronto
Divulgação/PMERJ
Tiroteio com a PM
Segundo a Polícia Militar, na tarde do último sábado uma equipe do 18º BPM (Jacarepaguá) foi alvo de disparos na localidade do Caranguejo. Os militares reagiram, e 3 homens foram baleados e morreram no Hospital Municipal Lourenço Jorge.
Dois foram identificados: Juan Barboza de Sousa, o Farol, e José Romário da Silva, o Solteiro. Eles integravam a milícia de Rio das Pedras, mas recentemente se aliaram ao Comando Vermelho.
Com eles estavam Gustavo Silva de Souza, que foi preso, e um adolescente de 16 anos, apreendido.
A equipe apreendeu 2 fuzis, 2 pistolas e 5 granadas. Um dos fuzis tinha escrito “equipe Caranguejo”.
Juan Barboza de Sousa, o Farol, e José Romário da Silva, o Solteiro
Reprodução
Os confrontos
Desde quinta-feira (18), o Comando Vermelho tem feito ataques contra a milícia de Rio das Pedras a partir de Gardênia Azul e da Muzema — que também eram redutos de paramilitares, mas “caíram” para o tráfico.
Naquele dia, à tarde, criminosos tomaram um ônibus para fazer uma barricada em uma das vias da comunidade.
Na madrugada seguinte (sexta, 19), segundo a polícia, traficantes atacaram milicianos com granadas atiradas de drones.
Pela manhã, 12 linhas de ônibus foram desviadas preventivamente, e 17 escolas não abriram.
Em paralelo às disputas, as forças de segurança localizaram 2 cemitérios clandestinos em áreas de mata de Rio das Pedras.
Restos mortais de pelo menos 4 corpos foram recuperados — alguns estavam em um poço profundo.
A descoberta do local ocorreu após denúncias sobre desaparecimentos na região, que motivaram o início das investigações. A polícia agora trabalha para identificar as vítimas e os responsáveis pela criação dos cemitérios.