Baiano viraliza na internet ao abordar desconhecidos na rua para sessão de fotos
30/11/2025
(Foto: Reprodução) Baiano viraliza na internet ao abordar desconhecidos na rua para sessão de fotos
"Posso tirar uma foto sua?". Foi com essa simples pergunta que o baiano Roberto Luís de Oliveira Costa, de 34 anos, viralizou nas redes sociais ao compartilhar vídeos onde aborda desconhecidos na rua.
Após topar ser fotografada, a pessoa é brevemente entrevistada, conta o que acha da própria aparência e qual nota — de 0 a 10 — acredita que os seguidores darão para as fotos.
Um dos primeiros vídeos dele a viralizar na internet com esse conteúdo foi o da vendedora de consórcios Samanta, de 34 anos. Ela estava em horário de almoço, em Salvador, quando foi abordada por Roberto Luís. O conteúdo, postado em abril de 2024, acumulou mais de 11,4 milhões de visualizações até a sexta-feira (28).
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia
Somando todas as redes sociais, o fotógrafo conta com mais de 30 milhões de visualizações mensais nos conteúdos publicados. Além disso, em apenas um perfil, ele tem mais de 750 mil seguidores.
Antes de viralizar com esse tipo de conteúdo, Roberto já havia se destacado na internet com vídeos onde ensinava a fotografar com câmera profissional e, também, com o celular.
Com mais de 10 anos de carreira, o baiano é especializado em fotografia de casamento e foi premiado internacionalmente em concursos desse segmento.
Do aquarismo à fotografia
Fotógrafo baiano Roberto Luís de Oliveira Costa, de 34 anos
@Patrynne._
Nascido em São Félix e criado em Muritiba, no Recôncavo baiano, Roberto já atuou como fuzileiro naval e foi dono de uma loja especializada em aquarismo (criação de peixes). No entanto, o sonho de ser pai fez com que ele se interessasse pela fotografia.
"Quando soube que ia ser pai, isso despertou várias emoções em mim e eu queria ter aquelas emoções registradas. Eu era do interior e não tinha muito acesso à tecnologia, então decidi fazer um orçamento de fotografia para um ensaio", relembrou.
Inicialmente, logo após fazer o orçamento, Roberto achou caro o valor cobrado, mas admitiu que não tinha conhecimento sobre o trabalho de um fotógrafo. O baiano, então, decidiu juntar dinheiro para comprar uma câmera profissional e buscou se especializar no ramo.
A partir disso, ele conseguiu registrar todo o processo de gestação, o parto e o crescimento da tão sonhada filha. Ao compartilhar as imagens em uma rede social, Roberto começou a ser questionado com frequência sobre quem havia feito as fotos.
"Eu sempre fui uma pessoa muito curiosa e empenhada, então conseguia levar algo a mais nas fotos. E aí, eu vi que poderia ser uma fonte de renda".
Em apenas dois meses, Roberto percebeu que a venda de fotos se tornou mais rentável do que a loja de aquarismo. Assim, ele decidiu migrar de vez para o ramo da fotografia.
Fotografia muda vidas
Ainda morando no interior, Roberto Luís conquistou cerca de 80 mil seguidores ao compartilhar fotos dos trabalhos na web. Mas foi apenas quando se mudou para Salvador, para ficar com a atual esposa, que viu o sucesso nas redes sociais alcançar outro patamar.
Não foi nada simples. Apesar do sonho de se destacar e ser referência na capital baiana, Roberto Luís logo se surpreendeu com a realidade do mercado fotográfico na cidade.
"Principalmente em fotografia de eventos, as pessoas formam uma bolha de indicação e só vai trabalhar quem está dentro daquela bolha. Então, era muito difícil alguém me aceitar, eu novo, ninguém me conhecia também".
Como não conseguia trabalho, o baiano decidiu divulgar o próprio talento nas ruas para evitar problemas financeiros. Foi aí que ele passou a fazer vídeos abordando desconhecidos. "Eu não sou uma pessoa parada, sou uma pessoa de movimento. Sempre fui desenrolado também, aí acabei conversando com as pessoas e conhecendo as histórias delas", analisou.
O que começou apenas como o desejo de mostrar o próprio trabalho virou uma nova paixão: contar histórias e transformar vidas.
Fotógrafo baiano Roberto Luís de Oliveira Costa, de 34 anos
Arquivo Pessoal
Segundo o baiano, algumas das pessoas fotografadas por ele entraram em contato para agradecer e contar as melhorias que tiveram após a publicação das imagens.
"Tem gente que já ganhou cerca de 70 mil seguidores. Tem gente que conseguiu ser promovido no trabalho através da visibilidade, tem gente que virou modelo profissional. Então é muito legal tudo isso", celebrou.
"Muitas vezes as pessoas estavam passando por um processo de depressão, outras não se identificavam, não se viam, não conseguiam enxergar a própria beleza. E aí, acabou virando um trabalho que, além de me promover, eu também conseguia promover outras pessoas", complementou.
Para Roberto, uma das melhores coisas que a fotografia proporcionou foi a mudança de vida da sua família. Ainda criança, com uma vida simples no interior, ele não imaginava que já teria conquistado tudo isso aos 34 anos.
"Eu não tive pai, então a minha mãe cuidou de mim e do meu irmão sozinha, e a gente sempre passou por muita privação. E através da fotografia, da arte, de todo o processo que consegui gerir, administrar e criar, eu consegui mudar a vida deles", contou, emocionado.
Para o futuro, o baiano planeja investir em cursos virtuais para ajudar outros profissionais da área ou pessoas que desejam entrar no mercado fotográfico.
LEIA TAMBÉM:
Com vídeos bem-humorados, influenciador baiano viraliza na web com dicas e alertas sobre Salvador
Conheça Ventura Profana, artista multifacetada e pastora travesti que 'edifica' comunidade LGBTQIAPN+
Conheça Daiane Sodré, modelo baiana que foi de infância simples na Chapada Diamantina às passarelas no mundo
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.