Alunos de Boa Vista vencem etapa Norte de robótica com ferramenta para arqueólogos daltônicos
26/11/2025
(Foto: Reprodução) Alunos de Boa Vista vencem torneio regional de robótica com ferramenta que ajuda arqueólogos daltônicos
Diane Sampaio/Semuc
Uma equipe com quatro alunos de Boa Vista conquistou o primeiro lugar na categoria geral do First Lego League Challenge (FLL), uma versão do torneio mundial de robótica realizado em Manaus. Entre os itens que garantiram a vitória, está o projeto de acessibilidade para arqueólogos daltônicos, considerado o melhor entre os competidores da região Norte.
🏆 Em meio a 360 competidores, os roraimenses garantiram vaga para a fase nacional do torneio, marcada para março de 2026, em São Paulo. A FLL é uma das maiores competições de robótica do mundo, com etapas regionais, nacionais e internacionais.
🤖 A temporada deste ano teve como tema "Desenterrado", relacionado à arqueologia e escavações. No torneio, as equipes competem em duas frentes: com o robô e com o projeto de inovação. O robô é montado e programado pelos alunos para cumprir missões em um tapete temático, que simula situações ligadas à arqueologia. Esse robô funciona de forma independente do projeto de inovação.
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💡 No projeto de inovação, o torneio exigiu que a equipe identificasse um problema real ligado ao tema da temporada e apresentasse uma solução tecnológica. Após pesquisar a rotina de arqueólogos, especialmente em cavernas, os alunos identificaram que profissionais daltônicos tinham dificuldade para interpretar mapas coloridos gerados por drones — principalmente nas cores vermelho e verde.
Como solução, criaram uma ferramenta online que processa esses mapas e substitui as cores por formas geométricas, como quadrados, triângulos e cruzes. Assim, arqueólogos daltônicos conseguem usar as formas e interpretar as informações com precisão.
Os alunos premiados fazem parte do Centro Municipal de Inovação (CMI) de Boa Vista, e formam a equipe I’Robot. Eles venceram na categoria geral por se destacarem também nos critérios de Design do Robô, Desafio do Robô e Core Values.
A equipe é formada pelos alunos Felipe Louçana, 14 anos, Samuel Vargas, 11, Kauê Cavalcante, 13, e Isabele Vargas, 13, com orientação do professor Diego Veloso.
Ficar entre os melhores do Norte deu à equipe a sensação de dever cumprido e de que o esforço valeu a pena, afirmou a coordenadora do Núcleo de Inovação e Robótica da Agência Municipal de Empreendedorismo, Julianna Silva dos Santos.
"Mais do que um troféu, vencer significa reconhecimento, confiança e a prova de que eles são capazes de ir além. É perceber que crianças do CMI podem criar tecnologia relevante, trabalhar em equipe, aprender com desafios e conquistar espaço pelo talento e pela coragem de tentar", .
Sobre o projeto de inovação
O projeto surgiu a partir da identificação de um problema específico enfrentado por arqueólogos daltônicos, especialmente aqueles com daltonismo vermelho-verde (deuteranomalia), que têm dificuldade para interpretar mapas gerados por drones — ferramentas essenciais para localizar pontos de interesse em escavações.
🔍 A pessoa com deuteranomalia tem dificuldade em distinguir tons de verde, que podem parecer mais apagados ou serem confundidos com outras cores, como o vermelho ou o marrom.
“A I’Robot se destacou não só pela técnica ou pelos movimentos precisos do robô, mas pela responsabilidade, maturidade e brilho nos olhos durante toda a competição”, afirmou Diego.
Além da disputa, os estudantes também vivenciaram as interações típicas da FLL — conversas, amizades e troca de bottons com equipes de outros estados.
First Lego League Challenge
A competição desafia crianças e adolescentes a resolver problemas do mundo real por meio de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. O Torneio Internacional de Robótica Educacional utiliza kits LEGO Education e programação. A etapa regional ocorreu nessa sexta (21) e sábado (22).
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