109 anos de vida e 138 descendentes: moradora de Paranapanema diz que segredo da longevidade é 'ter fé em Deus'
20/02/2026
(Foto: Reprodução) Quantas vidas cabem em mais de um século de existência? No caso de dona Lázara Barbosa, que completa 109 anos nesta sexta-feira (20), a resposta está nas gerações que ela construiu: 15 filhos, 45 netos, 64 bisnetos e 14 tataranetos. Uma verdadeira árvore genealógica viva, que se espalhou a partir da moradora do interior de São Paulo.
Nascida em 20 de fevereiro de 1917, Lázara cresceu em Guareí, onde se casou e criou os 15 filhos. Anos depois, mudou-se para Paranapanema (SP), dando continuidade a uma história de vida que enche os familiares de orgulho e inspiração.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
"É um privilégio, né? E, ao mesmo tempo, é curioso. Todo mundo com quem a gente comenta não acredita. Sem dúvida, é um privilégio", destaca o filho de Dona Lázara, Edson Barbosa.
A vida de Lázara sempre foi marcada pela família e pela religiosidade. Para ela, esse é o “segredo” da longevidade.
"Ter fé em Deus. Eu creio muito em Deus, em São Francisco e em São José. Eu rezo todas as noites para eles", revela a idosa.
Lázara Barbosa, moradora de Paranapanema (SP), completa 109 anos com 138 descendentes
Paulo Oliveira/TV TEM
A fé de Dona Lázara é tão grande que, quando completou 100 anos, recebeu uma homenagem especial do Vaticano: uma bênção apostólica enviada pelo Papa Francisco, conforme conta a filha Dalva Barbosa.
"A gente comentou com um padre, que é amigo da família, e ele quis dar um presente a mais para ela. E aí, ele escreveu uma carta para o Papa Francisco, que mandou esse quadro pra ela. E ela ficou muito feliz. A benção apostólica do Papa Francisco, que agora já está com Deus e a gente tem essa recordação dele."
Lázara Barbosa, moradora de Paranapanema (SP), completa 109 anos com 138 descendentes e vida marcada pela fé católica
Arquivo Pessoal
Fé contra o câncer
Em 2022, Dona Lázara foi diagnosticada com câncer de pele e precisou passar por cirurgia. A médica chegou a dizer que ela não teria muito tempo de vida após o procedimento. Mas, segundo a família, a fé ajudou a idosa a enfrentar e vencer a doença.
Desde então, a família passou a estar ainda mais presente na vida da centenária. Um dos tataranetos mais novos, Tales de Américo, que nasceu quando a tataravó tinha 101 anos, deseja ainda mais tempo ao lado dela.
"Tomara que ela viva bem mais. Eu amo muito ela. Ela é muito legal e tem muito carinho pela nossa família", diz o menino.
E, como manda a tradição, a família se reuniu em 17 de fevereiro para celebrar a vida de Dona Lázara, com bolo, salgados, docinhos e muita animação.
Moradora de Paranapanema (SP) completa 109 anos e diz que segredo da longevidade é ter fé e união familiar
Paulo Oliveira/TV TEM
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Initial plugin text